Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Sábado tem dia D de vacinação contra o Sarampo em Missal

Postada em: 11/02/2020 Atualizada em: 11/02/2020 15:13:59 Número de visualizações 931 visualizações
LinkedIn whatsapp
Sábado tem dia D de vacinação contra o Sarampo em Missal

A campanha iniciou nesta segunda-feira e segue até 13 de março


O próximo sábado, 15 de fevereiro, é o Dia D de vacinação contra o Sarampo. A campanha de vacinação teve início na última segunda-feira, 10 de fevereiro, e segue até o dia 13 de março em todo território nacional. As vacinas já estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do Estado.

O dia D de mobilização ocorre no sábado, dia 15 de fevereiro. As Unidades de Saúde de Missal estarão atendendo das 8h as 16h, sem intervalo. As pessoas que forem se vacinar devem estar munidos dos documentos pessoais, cartão do SUS e carteira de vacinação.

Segundo informou a Agência Estadual de Notícias (AEN), o Paraná deve vacinar todas as pessoas de 05 até 59 anos. De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde, Vera Rita da Maia, o público-alvo do Estado são as pessoas de 20 a 29 anos, que representam hoje 52% dos casos confirmados com a doença.

Para as faixas etárias de 05 até 19 anos e as de 30 até 59 anos a vacinação é seletiva. O Paraná recebeu mais de um milhão e 245 mil doses da vacina e, se for necessário, já existem doses adicionais previstas pelo Ministério. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite e pneumonia. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo e indisposição. 



Fonte: Com informações da Repórter: Amanda Laynes da AEN

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp