Sicredi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Concessão de incentivos para instalação de frigorífico de peixes é aprovada em Audiência Pública

Postada em: 11/12/2019 Atualizada em: 11/12/2019 11:45:30 Número de visualizações 2225 visualizações
LinkedIn whatsapp
Concessão de incentivos para instalação de frigorífico de peixes é aprovada em Audiência Pública

Um importante passo foi dado na noite de terça-feira, 10 de dezembro, onde a população, por meio de Audiência Pública, aprovou por unanimidade a concessão de incentivos para instalação de indústria de abate de pescados, um frigorífico de peixes. Esse é apenas o início do processo de viabilização da referida indústria em Missal.

A Audiência Pública contou com a participação de Agricultores, que já produzem o pescado, bem como interessados na produção, empresários, representantes de instituições financeiras, representantes de entidades como a Emater e o Sindicato dos trabalhadores rurais, servidores municipais, imprensa e a população em geral.

Foram colocados em votação a aquisição e disponibilização da área para a implantação do frigorífico; acesso e terraplanagem para o empreendimento, instalação de um padrão de energia e poço artesiano. A estimativa de investimento por parte do município é de cerca de um milhão de reais. A área a ser adquirida deverá ser, preferencialmente, as margens das PR’s 495 ou 497, e distante de aviários e chiqueirões, por questões ambientais e sanitárias.


Criação de Emprego e renda

O prefeito de Missal, Eduardo Staudt, entende que o município de Missal possui uma necessidade de criar emprego e renda aos munícipes. Tendo em vista que o município é essencialmente agrícola, os investimentos no setor permitem que sejam criadas vagas de emprego, aumentando a renda da população. “Possuímos programas que auxiliam avicultores, suinocultores, a bovinocultura leiteira, e agora, depois de todos os estudos, entendemos que investir na piscicultura e na instalação de um frigorífico, vai gerar empregos diretos e indiretos”, comenta.

A cadeia produtiva tende a aumentar com a instalação de um frigorífico de peixes, pois aumenta o número de agricultores interessados, aumenta a procura por insumos, e o mercado regional possui demanda para o consumo de pescados. “Missal está em uma condição privilegiada na região, pois fica ao centro de municípios como Medianeira, Santa Helena e São Miguel do Iguaçu, entre outros, e ainda pode se considerar próximo a Foz do Iguaçu e Cascavel”, aponta Eduardo.

O Prefeito de Missal ainda afirmou que, em conjunto com a secretaria Municipal de Educação, irá introduzir o pescado no cardápio da merenda escolar na rede municipal de Educação já para 2020. “Prezamos sempre pela qualidade de vida da nossa população e o consumo de peixe proporciona essa qualidade, portanto queremos começar o estímulo já com os nossos alunos e com isso vão criando o hábito de se alimentar de forma saudável”, informou.


Importância de um Frigorífico

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Rudi Scherer Paetzold afirmou que traria mais uma alternativa de renda ao produtor rural. “No momento é uma atividade pouco desenvolvida no município, mas o mercado a nível nacional já está consolidado, e há empresa com interesse em investir no setor, pois já foram realizados estudo em parceria com a Unioeste, referente a viabilidade de investimento”, informa.

O Secretário Rudi exaltou ainda o benefício ao município como um todo. “Além de gerar em torno de 30 empregos diretos de início, e a mesma proporção de empregos indiretos, vai gerar renda, pois o produto industrializado gera mais impostos devido ao valor agregado”, complementa.

As vantagens da viabilização de um frigorífico em Missal são inúmeras, entre elas a geração de empregos, valorização das propriedades do campo, possibilidade de diversificação de renda, aumento da arrecadação, possibilidade de instalação de indústrias de segunda geração (farinheira, produção de empanado de peixes, etc), mais dinheiro no comércio, ampliação de uma atividade econômica adormecida.


Potencial do município

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Luiz Fetzner, explicou que em 2017 foi firmado um convênio com a Unioeste, iniciando os trabalhos de estudo de viabilidade, fazendo, inclusive, um diagnóstico da realidade atual do município, bem como do potencial existente. Há no município, 20 hectares com tanques já construídos, mas o potencial é de chegar até 120 hectares.

Foram visitadas cerca de 120 propriedades ao longo do estudo, com análises técnicas, acompanhadas por um engenheiro de pesca e um tecnólogo ambiental. Dessas, 70 propriedades possuem potencial para a produção, porém, ainda poucas propriedades aderiram a produção, justamente porque a venda só ocorre em momentos específicos, com dificuldade de vendas em outras épocas.

Altair contou que em conversa com os professores responsáveis por parte da Unioeste, foi afirmado que a produção de pescados é uma ótima alternativa para incrementar a renda. “Temos produtores em Missal que possuem um bom faturamento por área de lâmina d’água, portanto, pode ser uma alternativa de diversificação de cultura, pois na propriedade produzem outros alimentos, e o investimento com o peixe, pode aumentar o faturamento da família”, afirma.

Fonte: Assessoria / Fotos Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp