Sicredi 2024
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Pratica quase esquecida - Junta de bois ou vacas para arar a terra

Postada em: 01/10/2019 Atualizada em: 01/10/2019 15:25:32 Número de visualizações 3567 visualizações
LinkedIn whatsapp
Pratica quase esquecida - Junta de bois ou vacas para arar a terra

Uma forma quase esquecida no meio rural para lavrar a terra, com arado puxado por junta de bois ou vacas, ainda acontece em Missal em pequena escala. 

Um dos que mantém a tradição milenar é Pedrinho Noss, natural de Itapiranga - SC, e há 18 anos mora em Missal, as margens da PR 495, quase chegando na cidade sentido Medianeira/Missal.

Ao contrário do que possa parecer, Pedrinho não é agricultor, mas sim motorista. Faço isso porque gosto de verdade, e também é uma forma de desestressar. Assim, uno o útil ao agradável”.

Atualmente ele utiliza uma junta de vacas, de propriedade dos pais (Elmo e Ilse). “Quando alguém precisa fazer vergas para plantio ou mesmo arar uma área pequena de terra ou terrenos urbanos, me procura para fazer o serviço”. Não é difícil ver o Pedrinho com a carroça puxada pela junta de vacas e o arado carregado na carroça, indo prestar algum serviço.


Preparando as gêmeas

Pedrinho agora está ‘amansando’ uma junta de ‘terneiras’ gêmeas, que nasceram no sítio dos pais, e que neste dia 25 de setembro completam 5 meses. “Faço isso desde os 8 anos de idade, e como disse, é porque gosto. Assim, também vou mantendo uma tradição que atravessa gerações”, conclui Pedrinho.



Nas Fotos:

Pedrinho e a sobrinha/afilhada Evelyn, com as bezerras gêmeas 

Pedrinho ‘treinando’ a nova junta


Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp