Cresol
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Eliane de Pieri: imortalização de sua arte em vida

Postada em: 26/09/2019 Atualizada em: 26/09/2019 13:02:54 Número de visualizações 2384 visualizações
LinkedIn whatsapp
Eliane de Pieri: imortalização de sua arte em vida

DE MISSAL PARA O MUNDO


Eliane M de Pieri, natural de Missal, reside hoje na cidade de São Miguel do Iguaçu,  é professora da disciplina de arte e também professora de pintura em tela e desenho em atelier, nas cidades de Missal e São Miguel do Iguaçu. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI.  Especialista em Arte, Educação e Terapia em Neurociência para Educadores e Educação do Campo.

Conversamos com ela sobre o início e a imortalização de sua arte em vida.


Portal - Como a arte apareceu em sua vida?

Eliane - Desde criança sempre fui apaixonada por pintura, escultura, desenho, artesanato e, graças a Deus, sempre tive incentivo dos meus familiares, razões pelas quais conquistei meu espaço no mundo artístico. Após, ainda apaixonada pela arte, iniciei a fase de exposições culturais, feiras e etc., oportunidades em que representei a minha terra natal - o Município de Missal. 

Na sequência, já com experiência na área, passei a ministrar de forma regular e contínua o curso de Desenho e Pintura disponibilizado à população missalense e a sãomiguelense. Depois disso, as turmas só aumentaram de número, chegando, hoje, a ter aproximadamente 130 alunos, com fila de espera. Quando iniciei em Missal, em 1997, eram 10 alunos.

E toda a trajetória contada em síntese, aqui, me enche de orgulho, porquanto me sinto realizada e feliz por contribuir com a arte nos dois municípios e região. 


Portal - Por que ainda permanece trabalhando em Missal?

Eliane - Estar em Missal até hoje não quer dizer que não estou dando valor e aproveitando as oportunidades que o mundo da arte me proporciona. Hoje tenho um grande reconhecimento por críticos da arte internacional, recebo convites para expor juntamente com grandes artistas, já consagrados, participo todos os anos de exposições internacionais, recebi várias premiações e reconhecimentos. Em 2017 fui convidada para participar de uma exposição no Carroussel do Museu Do Louvre, em Paris - França. Me rendeu medalha de bronze. 

Em junho de 2019 retornei a Europa para participar de várias exposições, a primeira na Galeria La Pigna em Roma - Vaticano - Itália. Nessa mesma exposição fui selecionada e convidada por críticos de arte da galeria para que uma obra minha fizesse parte do acervo permanente da galeria La Pigna -Vaticano. Me sinto muito feliz e orgulhosa por ter uma obra minha em um lugar tão nobre que é o Vaticano e com isso ser imortalizada em vida, privilégio para poucos artistas. Recebi certificado e medalha. 

Na sequência, a exposição seguiu para Friburgo - Suíça, a qual me rendeu medalha de criatividade e, no mês de julho, a exposição seguiu para Portugal. E nesse mês de setembro, encerrando com chave de ouro, na embaixada do Brasil, em Oslo - Noruega. 

Como a grande maioria já sabe, sou funcionária efetiva do Município de Missal há muitos anos, e depois de tanto tempo levando a arte a crianças e adultos, me sinto na responsabilidade de preparar alguém para num futuro próximo assumir esse trabalho e dar continuidade a confiança e profissionalismo que conquistei no decorrer desses anos dos munícipes de Missal.


Portal - Como a Eliane vê a arte no âmbito nacional?

Eliane - O público para a arte vem crescendo e se desenvolvendo cada vez mais, pois as novas geracões são mais conectadas que as anteriores, isso se deve ao vasto acesso pelas mídias sociais, mas esse crescimento não se traduz imediatamente, depende de investimentos no setor, mediante ao cenário econômico brasileiro, a arte também sofre retaliações e estamos sempre relegados a uma segunda posição no tabuleiro!



Agradecimentos!

Primeiramente, agradeço a Deus, a meu filho, meu esposo e toda minha família, porque sempre me deram forças. E quero ressalvar que, além da técnica profissional, lidamos com pessoas e, em que pese ser exceção, encontramos aquelas que fazem o papel de “barreira/obstáculo” ao crescimento, mas que isso não foi suficiente para evitar minha “escalada”. A propósito, foram estas pessoas que me mostraram exatamente a pessoa que eu não quero me tornar. Por isso, também lhes devo agradecimentos. Agradeço, ademais, às pessoas que, a partir de críticas construtivas, com ética e profissionalismo, contribuíram para o meu crescimento. E, por fim, aos alunos que passaram pela minha vida e aos que hoje estão, que muito acrescentam em minha vida. É, na verdade, a minha razão de ser professora.



 (Não importa as dificuldades ou a dimensão da tempestade, quando se tem Deus no coração tudo se resolve, basta esperar o tempo de Deus, nem tudo que pra nós é certo e necessário, é pra Deus, simplesmente aceite e confie.) Eliane M. de Pieri


Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp