Cresol
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Representantes da Unila apresentam mais alguns resultados da Pesquisa sobre o câncer em Missal

Postada em: 20/09/2019 Atualizada em: 20/09/2019 10:29:19 Número de visualizações 1512 visualizações
LinkedIn whatsapp
Representantes da Unila apresentam mais alguns resultados da Pesquisa sobre o câncer em Missal

Na tarde desta quarta-feira, 18 de outubro, os representantes da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-americana) estiveram em Missal para apresentar mais alguns resultados da pesquisa do perfil de adoecimento oncológico no município. O coordenador do curso de Medicina na Unila, o cardiologista Luis Fernando Zarpelon, apresentou o resultado e ainda tirou dúvidas dos presentes acerca da temática.

Até o momento foram coletadas entrevistas com aproximadamente 6 mil pessoas de todo o município, o que representa 60% da população. Com esses dados, já é possível chegar a algumas conclusões e aos poucos os grupos de pacientes serão chamados para esclarecimentos, conforme forem sendo obtidos os resultados.

O primeiro grupo a ser chamado foi o de alguns pacientes que tiveram câncer de pele. O resultado foi considerado positivo pelos pesquisadores, pois chegou-se à conclusão que os casos de câncer de pele deste grupo não têm relação com questões genéticas nem hereditárias, mas sim devido a própria característica da população, com pele muito clara e a exposição excessiva ao sol, principalmente quando jovem, com a doença se manifestando mais tarde.

O grupo de professores e alunos atuando na pesquisa estão a dois anos fazendo o levantamento desses dados. A orientação em relação ao câncer de pele, é sempre tomar os cuidados necessários, com a utilização de protetor solar, chapéu ou boné na cabeça, entre outras questões, como evitar determinados horários expostos ao sol, sempre observando a necessidade da proteção.


Pesquisa: O que causa o adoecimento oncológico em Missal?

Desde o início de 2018, professores e estudantes da UNILA trabalham em um projeto inédito no Oeste do Paraná, que pretende identificar as causas dos altos índices de câncer registrados no município de Missal. Conforme dados do Ministério da Saúde, os procedimentos ambulatoriais na área de oncologia em Missal representam mais que o dobro da média registrada nos demais municípios da 9ª Regional de Saúde.

A pesquisa, desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Missal, envolve 5 grupos de pesquisa, 12 professores dos cursos de Medicina, Saúde Coletiva, Química e Ciências Biológicas e, pelo menos, 25 estudantes de graduação e pós-graduação da UNILA. O objetivo é que, a partir dos dados levantados, Prefeitura e Universidade atuem em conjunto no planejamento e desenvolvimento de estratégias de saúde para melhorar a qualidade de vida e diminuir a incidência de câncer no município.

Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp