Sicredi março 2026
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Ações das Secretarias da Agricultura e Meio Ambiente são apresentadas durante as pré-conferências

Postada em: 16/07/2026 Atualizada em: 16/07/2026 17:31:59 Número de visualizações 41 visualizações
LinkedIn whatsapp
Ações das Secretarias da Agricultura e Meio Ambiente são apresentadas durante as pré-conferências

A Administração Municipal de Missal realizou 06 pré-conferências das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, onde foram apresentadas as ações efetuadas durante os últimos dois anos. Os eventos contaram com a participação de aproximadamente 250 produtores rurais, número considerado abaixo da expectativa pela organização.

Além de elencar as prioridades para os próximos anos, os agricultores puderam indicar delegados para a 14ª Conferência que será na sexta-feira, dia 17 de julho no Centro de Convivência dos Idosos Alfredo Butzke no Centro. Dentre estes delegados serão eleitos os membros do Conselho para o próximo ano. Missal preza sempre por realizar eventos desta natureza, para que a população opine sobre as prioridades.

Na Agricultura, foram mais de 30 implementos adquiridos e repassados aos grupos de agricultores, houveram investimentos significativos na Avicultura e Suinocultura, além da renovação da frota de maquinários para atender o produtor. Durante o período foram 620 propriedades atendidas no que diz respeito a conservação do solo, sendo cerca 155 mil metros de curvas de nível.

Na bacia Leiteira foram mais de 30 beneficiados com silos de alvenaria e cascalhamento, além do atendimento veterinário e Inseminação Artificial disponibilizados. Houve incentivo para fertirrigação com experimento de uma valetadeira e ainda investimentos em ensiladeira, além de incentivos para o fomento da piscicultura.

Pavimentações rurais, com pedra irregular, asfalto, cascalhamento e recuperação de estradas, foram executadas no período, tratado como prioridade pelos produtores nas conferências anteriores. Também tiveram 77 famílias contempladas com reformas da habitação rural nos anos de 2024 e 2025.

Investimentos para agroindústrias através do Prodamis, cursos profissionalizantes, reforma da Feira do Produtor Rural, Feira Gastronômica e Cultural, programa de fruticultura com 50 agricultores atendidos por ano, totalizando cerca de 1.870 mudas, fumicultura, distribuição de dejetos líquidos, transporte de dejetos líquidos para biodigestores, combate de formigas cortadeiras, com mais de 600 propriedades atendidas e terraplanagens para usinas solares são mais alguns serviços prestados.

Já no meio ambiente foram elencados investimentos nos abastecedouros comunitários, melhorias no aterro sanitário, poços de monitoramento, proteção de nascentes, plantio de árvores em parceria com Cresol IAT e Acimi, além da parceria com a Acamis, recolha de pneus, ações de conscientização, castrapet, recuperação de área degradada, palestras nas escolas, distribuição de mudas para reflorestamento, entre outros serviços.

.

Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp