O município de Missal está participando da 19ª Primavera dos Museus com a exposição: “Amnésia da Paisagem” que é desenvolvida pelo Museu de Missal com o apoio da Prefeitura de Missal e Secretaria de Educação, Cultura e Esporte/Departamento de Cultura.
Em Missal a Mostra possui uma exposição fotográfica que fica a disposição entre os dias 22 e 26 de setembro das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Um dos grupos que participou da Primavera dos Museus foi de Pioneiros, o que promoveu uma roda de conversa riquíssima em histórias.
Há a possibilidade de visita agendada, pelo fone (45)3244-8040. Quem também visitou o museu foram os integrantes do Coral Municipal. O coordenador do Museu, José Schneiders, relatou vários pontos da história de Missal, e também como se originaram nomes de ruas e ações que interferiram no contexto local.
A mostra tem como objetivo provocar a reflexão sobre o conceito de Antropoceno a era em que a ação humana se tornou a principal força de transformação do planeta e sua relação com as mudanças climáticas.
A crise climática e a degradação ambiental têm provocado mudanças profundas nas cidades, no campo e na vida cotidiana. Muitas dessas mudanças passam despercebidas ou são naturalizadas, gerando uma espécie de “amnésia” em relação ao que foi perdido.
A exposição se justifica como ferramenta de sensibilização comunitária, trazendo ao público imagens, narrativas e reflexões que conectam memória, patrimônio e meio ambiente. O projeto fortalece a função social dos centros culturais e museus como espaços de debate crítico e de construção de cidadania.
A 19ª Primavera dos Museus convida, portanto, a refletir sobre como essas instituições podem documentar, pesquisar, educar e intervir nas práticas relacionadas aos impactos ambientais, evidenciando suas conexões com a memória, a justiça e a criatividade humana.
Fonte: Assessoria