O município de Missal está participando do programa Mais Ideb nos municípios Lindeiros. Na tarde de terça-feira, 23 de setembro, o auxiliar na supervisão do programa Mais IDEB, Lair Bersch, esteve no Gabinete do Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, apresentando os resultados e avanços obtidos por intermédio do Programa. A Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Clarice Maria Grings Friedrich, participou da reunião.
Em Missal o investimento foi de R$ 517.840,00 no ano de 2025, contendo materiais para 761 alunos e 39 professores. “Estamos avançando em vários setores da educação em Missal, e o programa vem de encontro com as necessidades para garantir que os índices da educação, com base no Ideb, sejam cada vez mais favoráveis”, destaca a Secretária Clarice.
O Programa abrange todos os estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais. É viabilizado por intermédio da Rede de Educação dos Municípios Lindeiros, resultado de convênio entre o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu Binacional, dentro do programa Itaipu Mais que Energia.
Estes livros visam proporcionar apoio didático pedagógico às instituições de ensino com a finalidade de melhorar o processo ensino/aprendizagem de alunos e professores da região lindeira. Em Missal os materiais foram repassados a seis estabelecimentos escolares, atendendo aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
O Mais Ideb iniciou em 2024 e recebeu uma ótima avaliação dos gestores municipais e dos profissionais da educação. Neste sentido, foi prorrogado para 2025. A Coleção dos livros do Projeto Aprova Brasil são utilizados pelos professores, que o adaptam aos seus planos de trabalho conforme as necessidades específicas de suas turmas.
O mesmo vem de encontro com o PTD (Plano de Trabalho Docente) e os livros didáticos, complementando os conteúdos neles abordados. O material é bem organizado, dando ao professor um direcionamento, sugestões e metodologias para trabalhar e desenvolver melhor os conteúdos e está em conformidade com os descritores que são tão necessários no processo ensino/aprendizagem.
Fonte: Assessoria