Fé, cultura e turismo se inter-relacionam como atrativos da região Cataratas e Caminhos
O município de Missal conta com mais um atrativo religioso e turístico em fase de construção, e que ganha destaque, o Monumento de São Pedro. A escultura, com quatro metros de altura, está localizada na comunidade de São Pedro, no interior do município, e homenageia o padroeiro da localidade. A estrutura integra a via-sacra, um atrativo adicional dentro do contexto religioso.
O espaço já atrai visitantes, principalmente aqueles interessados no chamado turismo religioso, segmento que busca unir fé, cultura e tradição. O monumento integra a Rota da Fé, como parte de um circuito trabalhado pela Adetur Cataratas e Caminhos na região e que reúne pontos de devoção e peregrinação, valorizando a espiritualidade e oferecendo experiências de contemplação e reflexão.
“A Rota da Fé, além de promover a religiosidade, fortalece a identidade cultural e impulsiona o turismo”, observa a coordenadora técnica de atividades da Adetur, Sara Fernanda de Moraes.
Via-Sacra
No mesmo morro onde está instalada a escultura, a comunidade desenvolve uma Via-Sacra, que ampliará ainda mais o potencial do espaço como local de oração e visitação. O percurso, com estações que representam os passos de Cristo até a crucificação, será um convite para momentos de fé e espiritualidade em meio à natureza.
O percurso está em construção. “Esse projeto já tem sido trabalhado há dois anos. A comunidade, as entidades, as empresas, a paróquia, o município, vem trabalhando para que ela se concretize da maneira mais rápida possível. Pretendemos, já no ano de 2026, na Quaresma, fazer todo esse caminho com a colocação de todas as estações da Via-Sacra”, ressalta o padre Nivaldo Rodrigo Aguilera.
A religiosidade é um elemento marcante de Missal. O próprio nome do município remete à tradição católica. Vista do alto, a Igreja Matriz, por exemplo, tem o formato de um missal aberto, ou seja, o livro que contém as missas.
Integração turística
Além do Monumento de São Pedro, Missal também oferece outras opções de lazer e cultura, como o Lago Municipal, o Terminal Turístico de Vila Natal e a tradicional Deutsches Fest, festa típica que celebra as raízes germânicas da comunidade.
Rota da Fé
A Rota da Fé é um roteiro turístico religioso, parte da rede regional de trilhas Caminhos do Iguaçu, interligando os municípios de Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Missal, Itaipulândia e Medianeira. A rota valoriza monumentos religiosos, igrejas, grutas e belezas naturais, promovendo o turismo religioso e a preservação ambiental, com conexão à Rota dos Pioneiros, Caminho Coluna Prestes e Caminho do Peabiru, promovendo também o turismo em áreas naturais.
As trilhas podem ser feitas, tanto caminhando, quanto de bicicleta. Com a soma de atrativos de outros municípios, a região se complementa como destino que une fé, cultura e turismo.
Fonte: Informações publicadas pela Assessoria da Adetur