Sicredi maio 2025
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Onça parda é confirmada como responsável por ataque a ovelha em Medianeira

Postada em: 21/08/2025 Atualizada em: 21/08/2025 11:02:16 Número de visualizações 621 visualizações
LinkedIn whatsapp
Onça parda é confirmada como responsável por ataque a ovelha em Medianeira

O Projeto Onças do Iguaçu confirmou a presença de uma onça parda em uma propriedade rural no bairro Panoramico, em Medianeira, após a predação de uma ovelha.


O ataque, considerado atípico pela equipe, ocorreu em uma chácara localizada na divisa entre a área urbana e rural, às margens do rio Represo, que nasce em Medianeira e segue até São Miguel do Iguaçu. A identificação da onça parda foi feita com base no padrão das mordidas, que diferem das de uma onça pintada, e nas pegadas encontradas no local, que não possui câmeras de monitoramento.

Segundo os gestores de coexistência do projeto, Thiago Reginatto e Aline Kotz, a aproximação da onça pode ter sido motivada pela escassez de alimento em um fragmento de mata degradado, com poucos animais selvagens. A área, descrita como um corredor de mata pobre, também sofre com descarte inadequado de lixo, como pneus, móveis e roupas, o que contribui para a degradação ambiental.


O projeto aponta que práticas como o descarte incorreto de carcaças de animais podem atrair predadores, incluindo onças e até cães domésticos, que se habituam a restos de comida e podem atacar animais vivos.

Para prevenir novos incidentes, a equipe instalou dispositivos de luzes na propriedade, semelhantes aos usados no Parque das Aves, após o ataque de onças que mataram quase todos os flamingos, e orientou o produtor a adotar medidas como manter os animais presos à noite, utilizar cercas elétricas e realizar o descarte adequado de resíduos.


Este é o primeiro registro de predação por onças na região, que será monitorada por um ano. O projeto reforça a importância de a comunidade entrar em contato em caso de avistamentos ou ataques, por meio do telefone 45 99809-7698 ou redes sociais do Onças do Iguaçu, destacando o engajamento da população local na conservação ambiental e na convivência com a fauna.


A prefeitura de Medianeira foi acionada para tratar da questão do saneamento e da degradação ambiental na área.


.
Compartilhe:
LinkedIn whatsapp