Acimi 2025
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Moradores reclamam e contestam aumentos na conta de luz depois da mudança dos novos medidores

Postada em: 21/08/2025 Atualizada em: 21/08/2025 10:44:48 Número de visualizações 1282 visualizações
LinkedIn whatsapp
Moradores reclamam e contestam aumentos na conta de luz depois da mudança dos novos medidores

Os novos medidores inteligentes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) já foram instalados em 97 cidades do Paraná. A instalação ainda está sendo concluída em 60 municípios. Confira as cidades abaixo.

Segundo a Copel, os novos medidores já atendem 1,6 milhão de domicílios paranaenses e a expectativa é que, até o fim do ano, o medidor inteligente esteja em um a cada três imóveis atendidos pela companhia no estado.

A troca faz parte do programa Rede Elétrica Inteligente, que troca os relógios convencionais por modelos digitais mais modernos. Os novos aparelhos fazem a leitura em tempo real, religamento remoto, detecção automática de falhas, além da transmissão remota dos dados de consumo.

Moradores de várias cidades dizem que a conta ficou mais cara após a troca de medidores.

Depois da troca dos medidores comuns para os medidores inteligentes, muitos moradores do Paraná registraram reclamações sobre aumentos expressivos na conta de luz.

Uma moradora de São José dos Pinhais chegou a registrar aumento de mais de 500% na conta, após a troca do relógio. Ela e quase 100 outros moradores da cidade procuraram o Procon para registrar o problema.

O alto número de reclamações levou o Procon a notificar a Copel. Entretanto, a concessionária afirma que o novo aparelho não altera a forma como o consumo é aferido.

Em entrevista ao Meio-Dia Paraná da RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o superintendente comercial da Copel, Breno Castro explicou que o aumento pode estar relacionado ao mal funcionamento de medidores antigos.

Em Cascavel, por exemplo, a Copel confirmou que quase 2 mil medidores de energia apresentaram erro de leitura. Na cidade, a companhia recebeu 1800 reclamações desde dezembro de 2024. 441 moradores afetados foram ressarcidos em dobro, conforme previsto no Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Em Toledo, foi realizada uma audiência pública para discutir o mesmo problema.

Em casos de dúvidas ou reclamações, a Copel informa que os consumidores podem entrar em contato com a concessionário por meio do telefone (41) 992861047.



.

Fonte: g1.com

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp