A Escola Municipal Antônio Raposo Tavares entregou oficialmente o Espaço da Leitura na Escola. A cerimônia ocorreu na tarde desta terça-feira, 12 de agosto, e contou com a presença de autoridades locais, representantes da Sicredi, professores, alunos e comunidade escolar.
O Espaço está instalado em um local ocioso na escola, onde há alguns anos foi instalada uma horta hidropônica, iniciativa da Sicredi Vanguarda, a pedido da Escola Estadual Aurélio Pilotto. A horta está desativada. “O objetivo foi reutilizar a estrutura, colocando telhado, mesas e bancos para termos um espaço harmonioso de leitura”, explicou a diretora Iara.
Os investimentos foram uma parceria entre a APMF da Escola Municipal Antônio Raposo Tavares, Sicredi e Prefeitura Municipal. Foram R$7.600,00 de auxílio da Cobertura, investimento do Sicredi. A APMF investiu R$ 13.400,00, também na cobertura.
Houveram outros investimentos como a instalação de bancos, mesas de eco plástico e grama, além da preparação do terreno, muro do Espaço e pintura, sendo mais de 36 mil reais investidos. Anterior a isso o município investiu cerca de 70 mil reais na construção de muro de arrimo e faixas da quadra esportiva.
Participação dos Alunos
Para oficializar o ato de entrega, os alunos do 2º ano ocuparam os bancos e acompanharam a aluna Diana Longo, que fez a leitura do livro “Pipoca o cãozinho travesso” das Autoras Susie Linn e Lizzie Walkley. O projeto envolve uma seleção de livros adequados a faixa etária de cada aluno, seguidos de rodas de leitura, dramatizações, ilustrações e produções.
Espaço da Leitura
O Espaço da Leitura na escola visa proporcionar aos alunos momentos de interação com o universo literário, incentivando o desenvolvimento da linguagem formal, sendo uma ferramenta fundamental para a formação de cidadãos críticos e participativos.
O espaço tem por finalidade incentivar o hábito da leitura desde a infância, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento educacional e pessoal das crianças.
Ler histórias aproxima os pequenos do mundo letrado, contribuindo assim para a formação de cidadãos críticos e questionadores. Sendo um espaço acolhedor, externo a sala de aula, onde será um momento em que as crianças irão interagir com o meio ambiente e a leitura.
Galeria de Diretores
Também foi feita a entrega da Galeria dos Diretores, localizado na sala dos professores. Passaram pela direção 11 diretores: Eliseu Wendling, Plácio Heckler, Helmuth Hermes, Leoni Krindges, Antonia Follmann, Marli Bohnert, Terezinha Simon, Gervásio Pauli, Rosangela Parizotto, Estela Schrippe e Iara Longo.
Fonte: Assessoria