A AMOP promoveu nesta segunda-feira, 30 de junho, a IV Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres da Região Oeste do Paraná, que teve como tema central: “As Mulheres, os Territórios e as Cidades”. A comitiva de Missal, liderada pela Secretária de Assistência Social, Carina Inês Spohr Birck, participou das discussões.
Entre os objetivos da Conferência, destaca-se: promover, qualificar e garantir a participação da sociedade, em especial das mulheres, na formulação e no controle das políticas para as mulheres; fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para maior efetividade na execução e controle da Política Municipal para as Mulheres;
O evento visa ainda estimular a criação e o fortalecimento das organizações feministas e de mulheres; estimular o fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de cada município participante; debater políticas públicas para a promoção do protagonismo feminino em diversas áreas; formular propostas para fortalecer os direitos e oportunidades das mulheres.
Além dos grupos de trabalho e da definição das delegadas que representarão o grupo na conferência estadual, que acontecerá em agosto, em Foz do Iguaçu, os participantes ainda tiveram uma palestra com a diretora de políticas públicas para mulheres da secretaria de estado, Mariana de Sousa Machado Neris.
O grupo de mulheres de Missal contou com a presença da Diretora do Departamento da Mulher, Lidiane Kochemborger, a Chefe da Divisão da Mulher, Suelin Salvinski Orth, a Chefe de Desenvolvimento Econômico e Capacitação Empresarial, a Agente de Desenvolvimento Ana Paula Eidt, a chefe do Setor de epidemiologia de Missal, Thassiana Heck e representando a sociedade civil, Janete Aparecida Rodrigues.
O auditório da entidade ficou lotado, com representantes de 16 municípios. O evento contou ainda com a participação do presidente da AMOP, Rodrigo Schanoski, a presidente da ADAMOP, Angela Schanoski, a secretária de estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, o deputado estadual Batatinha, prefeitos da região e outras autoridades.
Fonte: Assessoria