O município de Guarapuava, região central do Estado do Paraná, está sediando o Seminário Estadual de Formação Continuada do Programa Escola em tempo integral – Região Sul 2025, promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 07 de maio.
Missal está representado pela Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Clarice Maria Grings Friedrich, pela Professora, que atualmente responde pela Direção da Escola Municipal Olavo Bilac, Adriana Fernanda Kroetz Marschner, e pela professora Lucimara Algarim Rabelo, que atua na Escola Epitácio Pessoa na Linha Jacutinga.
Clarice detalhou que o Programa Escola em Tempo Integral foi estabelecido pela Lei nº14.640 de 31 de julho de 2023. “Desta forma, o Município já com o programa estabelecido nos CMEIs, com jornada de 11 horas diárias, implementou em 2024 na Escola Municipal Olavo Bilac, as turmas do Infantil 4 e 5 e neste ano, Escola Rural Municipal Epitácio Pessoa em Jacutinga”, citou.
“Nosso objetivo é buscar constantemente formações para melhorar a Aprendizagem Integral dos alunos que atendemos no tempo integral”, completa Clarice. Outro objetivo da Administração, é implantar gradativamente a Escola em Tempo Integral nas demais instituições de ensino, ampliando ainda mais o alcance de uma educação de qualidade.
Seminário em Guarapuava
A programação do Seminário contou com lançamento de Documentário, mesa redonda, conferência, Painel de Experiência, Oficina entre outros pontos importantes sobre a discussão da Escola em Tempo Integral.
Entre os temas abordados estão: “Território, Intersetorialidade e Currículo na Educação Integral: Caminhos para a formação do Ser Humano Integral” e “Diálogos intersetoriais para o fortalecimento da Escola Integral em Tempo Integral”, ambos em Mesa redonda.
A Conferência tratou sobre a “Operacionalidade do Programa Escola em Tempo Integral” e no painel de Experiência “A Educação Integral em movimento nas Redes de Ensino”.
Fonte: Assessoria