Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Queijo artesanal: agroindústria é reconhecida com três prêmios estaduais

Postada em: 23/08/2023 Atualizada em: 23/08/2023 22:54:17 Número de visualizações 3243 visualizações
LinkedIn whatsapp
Queijo artesanal: agroindústria é reconhecida com três prêmios estaduais

A Queijos Carvalho, cooperada Cresol em São Miguel do Iguaçu (PR) foi reconhecida devido a produção do queijo Primo Parma


A capacidade de lidar com as adversidades e se aprimorar na atividade leiteira sempre foram os norteadores da família Carvalho que reside na Comunidade de Nova Roma, em São Miguel do Iguaçu, Oeste do Paraná.

Celso Carvalho, o patriarca da família, chegou ao Estado em 1969 iniciando a atividade com as vacas de leite e posteriormente vendendo o queijo produzido por sua esposa. A tradição se perpetuou pelas gerações e os queijos artesanais da família Carvalho ganharam notoriedade. 

Neste mês, a agroindústria, cooperada da Cresol, foi reconhecida três vezes no prêmio “Queijos do Paraná”. A iniciativa organizada pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná, IDR-PR e demais instituições parceiras rendeu à Queijos Carvalho o reconhecimento baseado no “Queijo Primo Parma” com receita desenvolvida na agroindústria de São Miguel.

De acordo com Airton Carvalho, um dos filhos de Celso e responsável pela queijaria, o incentivo do Pai nas atividades e a vontade de agregar valor aos produtos fizeram com que a empresa familiar fosse destaque e hoje pudesse buscar novos mercados. “Nós temos uma história de sempre viver no interior e o Pai é um grande incentivador da atividade, pois quando eu era adolescente lembro dele saindo de bicicleta vender os queijos. Com o tempo aprendemos a valorizar o nosso produto, ainda estamos assimilando essa conquista e ficamos surpresos. O reconhecimento nos deu firmeza para explorar o mercado e colocar esse queijo ganhador como um principal produto, assim como o queijo colonial que é bastante conhecido na Região”, reforçou.

A intenção em participar do concurso estadual partiu da vontade de se profissionalizar cada vez mais na atividade. Há cerca de sete anos, a agroindústria foi reconhecida em um concurso regional que rendeu à empresa familiar assistência técnica desenvolvida pela Emater. A parceria se reforçou e foi o momento em que a Cresol pode auxiliar os Cooperados na ampliação da fábrica e profissionalização dos produtos, conforme destaca o Presidente da Cresol Conexão, Adenilson Zanelatto. 

“Essa propriedade é conhecida na Região e era atendida com assistência técnica, momento em que fizemos uma visita e em uma conversa o Airton e seus familiares foi identificado o interesse de montar essa estrutura. Durante a elaboração do projeto foi possível perceber essa necessidade de acesso ao crédito de repasse via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para esse produtor. Com o tempo a Queijaria se desenvolveu também em parceria com a Secretaria de Agricultura, aperfeiçoou processos e para nós é motivo de orgulho saber que a agroindústria ganhou três prêmios estaduais, sendo que a Cooperativa participou da construção desse sonho”, enfatiza o Presidente.

Para Airton, o apoio da Cresol durante o processo também foi de extrema importância para concretização do sonho e desenvolvimento da agroindústria. “Quem trabalha na agricultura lida com desafios e surpresas todos os anos, nós aqui sabemos onde queremos chegar e precisamos de parceiros fortes que compreendam a nossa história. Nós somos cooperados há sete anos e quando tivemos dúvidas em encarar ou não o desafio contamos com o apoio da Cresol para colocar em prática o desenvolvimento da queijaria”.

Gerar o desenvolvimento dos Cooperados está na missão da Cooperativa e de acordo com a Gerente Joyce Wagner, fazer parte desse processo é de muito orgulho à Cresol. “É uma alegria receber essa notícia, pois a Cooperativa atua também com consultoria financeira aos nossos cooperados direcionando aos créditos que sejam mais assertivos às necessidades e valorizando a atividade nesse caso da agricultura familiar. É uma emoção muito grande ver as três gerações reunidas nesse trabalho que resultou nas premiações e o reconhecimento dos cooperados e do município de São Miguel do Iguaçu”, destaca.

.

Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp