Cresol
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Alunos da Escola Olavo Bilac do Portão Ocoí acompanham construção de fossa ecológica em Missal

Postada em: 10/07/2023 Atualizada em: 10/07/2023 09:01:09 Número de visualizações 1138 visualizações
LinkedIn whatsapp
Alunos da Escola Olavo Bilac do Portão Ocoí acompanham construção de fossa ecológica em Missal

O município de Missal foi contemplado com materiais para a construção de 10 fossas ecológicas, denominadas Wetland (Zona Úmida na tradução literal), que se trata em suma de uma fossa ecológica e possui um método de absorção do líquido por plantas. 

A primeira construção ocorreu em Cabeceira do Cedro na sexta-feira, dia 30 de junho e nesta quinta-feira, 06 de julho, ocorreu a construção na propriedade de Irineu Rockenback no Portão Ocoí. Na ocasião, alunos do 4º ano da Escola Municipal Olavo Bilac acompanharam a atividade recebendo orientações técnicas da Secretaria de Meio Ambiente sobre o método.

A fossa possui um sistema de absorção por raízes de plantas. A iniciativa é do IDR-Paraná com apoio da Itaipu Binacional e Administração Municipal de Missal. O material como areia, pedra brita e encanamento é disponibilizado pela Itaipu, enquanto as pedras (rachão), maquinário e outros itens necessários, são disponibilizados pelo município. A mão de obra é voluntária.

Segundo técnicos do IDR-Paraná que atuam em Missal as plantas utilizadas no saneamento rural são: Taioba, Biri, Alocasia, Papiro, Helicônia, Copo de Leite, entre outras. A Bananeira também pode ser utilizada, como foi o caso das propriedades de Nivaldo e Nei Buche

Participação

Participaram da atividade os alunos do 4º ano, acompanhados da professora Ilza M. Pereira e a diretora da Escola Olavo Bilac, Adriana Marschner. O Secretário de Meio Ambiente, Eloy Everling e a equipe da secretaria, juntamente com os representantes do IDR-Paraná, coordenaram a atividade. 

Os operadores Volnei e Celso, da subprefeitura do Portão Ocoí, auxiliam com o trabalho das máquinas nas 10 unidades construídas. Na propriedade de Irineu Rockenbach, além da família e vizinhos, o vereador Jair Bogler esteve presente contribuindo com o trabalho. Colaboradores do Departamento de Urbanismo também estiveram em todas as construções. 

Construção

A vala é revestida com manta, justamente para não contaminar o solo e o lençol d’água. Por cima da manta vão os pneus e o rachão. Há dois métodos, um com encanamento e outro com o uso de pneus. Em Missal foram utilizados pneus. As pedras (rachão) serviram para preencher o local na altura dos referidos pneus.

Depois disso, foi acrescentada a pedra brita, areia e por último a terra, o que permite fazer a filtragem do esgotamento sanitário doméstico. Sobre a fossa, os voluntários e alunos auxiliaram no plantio das espécies citadas.

.

Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp