Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Ministro Silvio Luiz de Almeida é homenageado e palestra no congresso de direito da UDC

Postada em: 02/06/2023 Atualizada em: 02/06/2023 11:25:16 Número de visualizações 855 visualizações
LinkedIn whatsapp
Ministro Silvio Luiz de Almeida é homenageado e palestra no congresso de direito da UDC


Uma noite especial marcou a abertura do XVI Congresso de Direito do Centro Universitário UDC em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie. O Pró-reitor Prof. Dr. Fábio Prado, representando o Grupo UDC, recebeu o Ministro de Estado Prof. Dr. Silvio Luiz de Almeida como palestrante homenageado e o professor titular da Universidade Mackenzie Dr. Julio Cesar de Oliveira Vellozo que também ministrou palestra. 


Entre as autoridades presentes, estiveram o Diretor Geral do Fórum de Justiça Foz do Iguaçu Juiz Dr. Alexandre Calderari, o Presidente OAB Foz do Iguaçu Dr. Victor Hugo Nachtygal, a Assessora do Diretor-Geral brasileiro da Itaipu Dr. Gisele Ricobom, o Assistente do Diretor Jurídico de Itaipu Dr. Aldry Lucena, Gerente de Operações de Segurança da Itaipu sr. Fábio Telles, o Secretário de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade de Foz do Iguaçu sr. Ian Martin Vargas, o Promotor de Justiça de Matelândia Dr. André Quirino, sr. Hamilton Serigheli – Centro de Direitos Humanos.


O Coordenador e a Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da UDC Profº Dr. Sérgio Luiz Candil e Profa. Dra. Isadora Minotto Gomes Schwertner também participaram. 


O Pró-reitor fez a entrega da homenagem em nome do Grupo e disse: “Ficamos honrados em homenagear o Ministro por todo conhecimento transmitido ao nosso corpo docente, enquanto professor do Mestrado, e aos nossos alunos, através de suas palavras que transmitiram valores, integridade, qualidade e muito trabalho. O bem mais precioso que temos é o tempo, e ele separou um tempo exclusivo para nossos eventos”. 


“Agradeço muito ao convite que me foi feito pela UDC, o faço isso na pessoa do Pró-reitor Prof. Dr. Fábio, muito obrigado pela recepção, pelo carinho, pela forma tão hospitaleira e gentil que nos tratou. É uma grande honra estar aqui, e pelas mãos do Fábio, guardo uma excelente impressão, nesta 2ª visita que faço à Foz do Iguaçu”, agradeceu o Ministro.    


Prado falou sobre o Congresso e os palestrantes convidados, citando a honra em receber nomes tão importantes no meio jurídico e acadêmico. “Há muitos anos sou amigo do Dr. Chiarello, Pró-reitor da Mackenzie, que nos auxiliou e hoje a UDC traz para o Congresso um Ministro de Estado que é professor de Mestrado e Doutorado, o Dr. Julio Cézar, o Dr. Smanio, todos profissionais de direito fantásticos, reconhecidos nacional e internacionalmente. Trouxemos também profissionais locais e da região, Juízes, entre outros. Os acadêmicos estão aqui para melhorar de vida, evoluir, então para eles esse é um momento importante. Para a UDC é um momento muito importante em que levamos conhecimento de muita qualidade aos nossos estudantes”. 


A primeira palestra do Congresso de Direito foi ministrada pelo Professor Pós-doutor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Dr. Julio Cesar de Oliveira Vellozo, que falou das relações entre técnica e a humanidade. 


Segundo Vellozo, o tema é importante, pois todo o mundo está envolto ao debate sobre técnica, inteligência artificial, internet das coisas e vive uma gigantesca revolução técnica. “Minha abordagem está no campo do Direito, da filosofia do direito, da própria filosofia. Uma temática de como a humanidade se relacionou com a técnica na história e como se relaciona com a técnica hoje”.


O Ministro de Estado Dr. Silvio Luiz de Almeida falou aos participantes sobre o conceito de humanidade que vai sendo construído ao longo da história, correlacionando-o com a ideia dos direitos humanos. “Em minha palestra busco demonstrar a relação entre a humanidade como construção histórica e os direitos humanos como parte fundamental desta construção. É sempre muito importante trazer esses temas à academia. A razão de ser do professor é poder conversar com seus estudantes, você se faz professor construindo essa relação com o mundo acadêmico”, concluiu. 


Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp