Sicredi 2024
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Idealizadores da Deutsches Fest de Missal são homenageados

Postada em: 03/05/2023 Atualizada em: 03/05/2023 21:13:37 Número de visualizações 1686 visualizações
LinkedIn whatsapp
Idealizadores da Deutsches Fest de Missal são homenageados

Ainda na abertura da 20ª edição da Deutsches Fest, dia 14 de abril de 2023, no centro de eventos de Missal, a Associação Cultural homenageou alguns dos idealizadores do evento. A primeira edição ocorreu no ano de 2002, nos dias 05 e 06 de abril, ainda no Salão Paroquial.

Como forma de representar todas as pessoas que estiveram a frente dos trabalhos quando tudo começou, foi convidado o ex-prefeito Laci Dionísio Giehl, que estava a frente dos trabalhos do Poder Executivo no período, aceitando o desafio de um evento como este.

Na época o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Schneiders (Chico Padeiro) foi quem acompanhou mais de perto os trâmites para que a festa saísse do papel e se tornasse realidade. A 1ª Deutsch Fest contou com a parceria da extinta Câmara Júnior. O presidente da instituição à época era Rami Gazola (in memorian). No evento houve a menção ao ex-presidente e o agradecimento pelo empenho na implantação do projeto. Para representar a Câmara Júnior foi convidado Décio Vilibaldo Rohde, secretário da entidade na época e que coordenou o evento em 13 edições. 

Outra entidade parceria foi o Lions Club que era presidida na ocasião por Gervásio Wendling, que também recebeu a homenagem representando toda a diretoria da época. O trabalho voluntário sempre foi característica marcante na realização da Deutsches Fest e até hoje continua desta forma, envolvendo ainda mais entidades que se empenham, além, da Associação Cultural Deutsches Fest, criada em 2019 para assumir a coordenação do evento.

História da Deutsches Fest

Na década de 2000 o Sebrae tinha um projeto que foi apresentado ao Secretário de Industria, Comércio e Turismo, José Schneiders, solicitando que cada município desenvolvesse uma ação para implantar um roteiro turístico na costa oeste do Paraná.

O objetivo era que cada um dos municípios Lindeiros representassem a cultura, gastronomia, festividades, a maneira de ser e viver da população.

Como o Município de Missal tem em sua população uma predominância de descendentes de origem germânica se pensou em implantar uma festa típica alemã, que mais tarde recebeu o nome de Deutsches Fest, na tradução, Festa Alemã.

A ideia foi sendo amadurecida e apresentada ao Prefeito, Senhor Laci Dionisio Giehl que prontamente apoiou o projeto.

Contou também com apoio e participação da Câmara Júnior, onde o Secretário José Schneiders era cônsul e também com o apoio do Lions Clube, parcerias que foram fundamentais para a realização do evento.


.

Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp