Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

MP recomendou ao Município de Missal revogar lei que obriga a soltura de tucunarés

Postada em: 24/03/2023 Atualizada em: 24/03/2023 08:26:18 Número de visualizações 799 visualizações
LinkedIn whatsapp
MP recomendou ao Município de Missal revogar lei que obriga a soltura de tucunarés

Vale ressaltar que o tucunaré e um predador que vem dizimando a fauna nativa de lagos e reservatórios, como o Portal Missal já tinha divulgado em matéria no dia 19/10/2021. 


A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Medianeira, do Ministério Público do Paraná, atendeu a uma ação do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (NUPÉLIA), da Universidade Estadual de Maringá, e recomendou ao Município de Missal revogar a lei que obrigava a soltura de tucunarés no Lago de Itaipu, depois de pescados.

Vale ressaltar que o tucunaré, natural da bacia amazônica, é um predador que vem dizimando a fauna nativa de lagos e reservatórios de outras bacias onde ele foi introduzido, o que motivou a recomendação, com base em estudos científicos.

“Fica advertido o destinatário da presente dos seguintes efeitos das Recomendações expedidas pelo Ministério Público: (a) constituir em mora quanto às providências recomendadas, podendo seu descumprimento implicar a adoção de medidas administrativas e ações judiciais cabíveis contra o responsável; (b) tornar inequívoca a demonstração da consciência da ilicitude do recomendado; (c) caracterizar o dolo, má-fé ou ciência da irregularidade para viabilizar futuras responsabilizações em sede de ação por ato de improbidade administrativa quando tal elemento subjetivo for exigido; e (d) constituir- se em elemento probatório em sede de ações cíveis ou criminais”.

O NUPÉLIA, agora, vai entrar com outra ação, desta vez, contra o Município de Foz do Iguaçu, que aprovou lei semelhante no dia 15 de fevereiro.


.

Fonte: Portal Missal com naoviu.com.br /

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp