Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Resposta da Sanepar pela falta de água no último final de semana

Postada em: 14/02/2019 Atualizada em: 14/02/2019 20:09:43 Número de visualizações 1546 visualizações
LinkedIn whatsapp
Resposta da Sanepar pela falta de água no último final de semana

No dia 05 de fevereiro, o gerente regional da Sanepar, Nilton Perez, esteve prestando esclarecimentos na Rádio Nativa sobre a constante falta de abastecimento de água ocorrida. No último final de semana ocorreu mais um episódio de falta de água em regiões do município de Missal. O Prefeito Maneco novamente pediu esclarecimentos e foi atendido pelo escritório Regional. 


Confira a resposta da Sanepar na íntegra:

Envio este e-mail para relatar as últimas ocorrências que provocaram a interrupção do abastecimento em alguns bairros na cidade de Missal, causando desconforto e descontentamento à população local.

No último domingo, tivemos mais uma intercorrência relacionada a defeito em equipamentos elétricos. Um curto circuito em um dos componentes da estação de recalque instalada próxima ao escritório da Sanepar provocou o desabastecimento da região, especialmente a parte alta e os Bairros Sitio Verde e Renascer.

E, como foi apresentado no dia 5 de fevereiro, em entrevista à Rádio Nativa, a falta de energia, a queima de equipamentos elétricos, a quebra da bomba do principal poço da cidade, dentre outras intercorrências provocaram um desequilíbrio no sistema de distribuição que demandaram e continuam demandando uma série de ações para que se restabeleça a normalidade.

 Em razão disto, cabe-nos a responsabilidade de demonstrar as ações que estão sendo tomadas para resolver tais problemas:

De forma breve descrevemos que o sistema de abastecimento de Missal conta com a produção de água oriunda de 2 poços artesianos com capacidade de produção de 1800m3/dia, 2 (dois) reservatórios em operação e um reservatório apoiado de 200m3 em fase de instalação. Além disso, para manter o abastecimento uniforme mesmo diante da variação da topografia, relevo, consumo e expansão da cidade, temos instaladas 2 estações de recalque (boosters) para melhoria de pressão e vazão nas partes altas do sistema.

Devido as intercorrências relatadas, a operação do sistema descrito, está sendo reavaliada através de um minucioso e completo diagnóstico feito pela equipe técnica, envolvendo profissionais de todas as áreas da Sanepar com vistas a trazer uma solução definitiva para que situações como as que ocorreram e que são inerentes a atividade de saneamento, sejam cada vez menos recorrentes.

Dentre as ações já definidas, destacamos as principais:


Em execução:

. Inspeção para localização de pontos de fuga de água (vazamentos) por equipe própria e terceirizada, com varredura por toda a cidade;

. Monitoramento de pressão com a instalação em vários pontos da cidade de equipamentos de medição (loggers) visando maior rigor e assertividade no diagnóstico da rede;

. Implantação de novo anel de abastecimento na Av. Dom Geraldo Sigaud (parte alta) com a execução de aproximadamente 1,4Km de rede em Tubo de PEAD de 110mm; (iniciada a sondagem)

. Melhoria no protocolo de comunicação de falta de água, estabelecendo responsabilidades e prazos, visando agilizar e ampliar o repasse aos órgãos de imprensa, Prefeitura e demais entidades da cidade e região;

. Disponibilização de caminhão pipa para atendimento aos hospitais. 

  

Em andamento:

. Aquisição de tubulação e válvula especial para Interligação do Reservatório de 200m3 visando a ampliação da capacidade de armazenamento;

. Instalação de monitoramento remoto das estações de recalque (boosters) para envio de mensagem ao plantão em caso de pane;

. Estudo para avaliação das redes visando o aumento da disponibilidade de água com a alteração das zonas de distribuição;

Acreditamos que tais medidas serão suficientes para a normalidade do sistema.

 Informamos que nesta sexta-feira, estaremos reunidos com toda equipe técnica na cidade para levantamento das informações obtidas no diagnóstico e definição das ações visando a solução no menor tempo possível.
 Reiteramos que seguimos trabalhando para garantir o abastecimento e seguimos à disposição para esclarecimentos.

Att.

Nilton Luiz Perez Mollinari


Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp