Sicredi 2024
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Você precisa saber disso antes de comprar um imóvel

Postada em: 01/12/2022 Atualizada em: 01/12/2022 10:55:41 Número de visualizações 942 visualizações
LinkedIn whatsapp
Você precisa saber disso antes de comprar um imóvel

Comprar ou vender, no sistema capitalista em que estamos inseridos, de um modo geral, é uma jornada fácil. Você tem dinheiro, tem interesse pelo produto, alguém te vende, fim. Mas e com imóveis? Será que é simples assim mesmo?

A jornada de compra e venda de um imóvel está em uma das mais importantes da vida de alguém. Não raramente, comprar uma casa é uma tarefa que acontece apenas uma vez na vida de uma pessoa, e não é atoa que o imóvel é o maior sonho de consumo da maior parte dos brasileiros. Em função disso, por não ser uma jornada de compra ou venda que muita gente tenha contato, algumas informações são importantes e precisam ter a devida atenção para evitar transtornos e frustrações.

Um cuidado muito importante é confirmar se quem está te vendendo um imóvel é realmente o dono dele. E não estou falando aqui apenas de posse, por estar morando no imóvel, ter pago ele ou ter apenas se apropriado. Por muitas das vezes, quem está te vendendo o imóvel é apenas o detentor, mas não consta na matrícula, ou seja, na hora de transferir esse imóvel para o comprador, necessita da assinatura de quem está nos registros como proprietário desse imóvel. E conferir esse dado é bem simples: basta consultar a matrícula do imóvel e verificar quem é o proprietário legal.

Outra consulta necessária é da condição desse imóvel em relação a débitos, tanto tributários, de impostos ou relativos a energia e água, quanto de créditos e financiamentos atrelados a ele. Caso o imóvel possua alguma dessas pendências, a transferência dele para o comprador não poderá acontecer antes da quitação deles. Inclusive, uma menos comum, mas muito necessária consulta no fechamento de negócio é em relação aos débitos em nome de todos os vendedores. Caso algum dos vendedores esteja com uma certidão positiva, isso impossibilitará a transferência também.

Além disso, estando isso tudo em dia, a jornada de transferência de um imóvel é um processo um pouco trabalhoso e com certo volume de custos. Envolve emissão de certidões específicas, emissão e quitação de taxas relacionadas a transferência de bem imóvel, custas de emissão de escritura pública de compra e venda necessária para o registro dessa na matrícula do imóvel. E além dos custos desse processo, é uma jornada que dependendo dos ajustes necessários, pode chegar a 60 dias de processo. E nesse meio tempo? Como faço em relação a posse do imóvel?

Uma recomendação é, negócio fechado, se redigir um contrato particular de compra e venda, especificando todas as condições de pagamentos, consultas de situações fiscais, prazos para posse do imóvel e emissão da documentação, garantindo assim, segurança da compra enquanto se providencia a documentação necessária para a posso definitiva.

Claro que não posso finalizar essa coluna sem me deixar a sua disposição. Essa jornada toda de consulta, emissão de certidões, contrato de compra e venda, não precisa e nem deve ser um processo pesado para você, nesse momento tão especial que é a compra de um imóvel. Você pode delegar isso tudo a um profissional que entende do processo, e vai te ajudar a assegurar o máximo possível a conclusão feliz desse processo. Que profissional é esse? Eu, é claro, um Corretor de Imóveis, que está habituado e inserido nesse universo o dia a dia e dedica todo conhecimento, acesso e disposição para te auxiliar.




Pode ser uma imagem de texto que diz "CLEVERSON PINHEIRO corretor de móveis CRECI F34180 (45) 98818-2764 www.cleversonpinheiro.com.br Rua do Imigrante, n° 501, sala 02, centro,Missal-PR"

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp