Sicredi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Celebração de Corpus Christi reuniu grande número de fiéis em Missal

Postada em: 16/06/2022 Atualizada em: 16/06/2022 15:54:53 Número de visualizações 1307 visualizações
LinkedIn whatsapp
Celebração de Corpus Christi reuniu grande número de fiéis em Missal

Neste domingo (19), a Igreja Católica celebrou a solenidade de “Corpus Christi”. A expressão latina “Corpus Christi”, tão utilizada nesta ocasião, significa Corpo de Cristo. 

Em Missal, desde muito cedo muitas pessoas trabalharam na confecção dos tapetes, que mais uma vez, com muita criatividade, abordaram os mais diferentes temas, porém não esquecendo o real sentido da celebração.

A celebração reuniu um grande número de fiéis que acompanharam a missa e a procissão nas ruas da quadra entorno da Igreja Matriz.



Origem da celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. 

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.




Para entrar no grupo de notícias do WhatsApp clique aqui!

Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp