Sicredi 2024
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Missal: Grupo Os Voluntários realiza ações em prol da comunidade e pessoas menos favorecidas

Postada em: 27/09/2021 Atualizada em: 27/09/2021 09:15:27 Número de visualizações 2361 visualizações
LinkedIn whatsapp
Missal: Grupo Os Voluntários realiza ações em prol  da comunidade e pessoas menos favorecidas

Os Voluntários se tornaram ‘visíveis’ aos olhos da comunidade missalense em 2020, quando com apoio de mais pessoas, coordenaram a Festa dos Navegantes em prol da Uopeccan



Formação do grupo

Normalmente as pessoas mais próximas de cada um de nós são convidadas para aniversários, almoços, jantares, sendo raras as vezes que ‘mais alguém’ participa deste núcleo, deste grupo, que impensadamente acaba se formando.

E foi exatamente assim que em 2018 um grupo de amigos que se reunia para comemorar os aniversários de familiares sentiu que poderiam dar um passo a mais. “Com o passar do tempo percebemos que a nossa missão era maior, precisávamos ir além disso. Foi aí que decidimos formar o grupo Os Voluntários, com o objetivo de ajudar a comunidade de forma geral e também pessoas necessitadas, menos favorecidas, independentemente da necessidade, desde que estivesse ao nosso alcance”, relatam membros do grupo.

Outro ponto que ficou definido é que tudo que fosse realizado seria de forma anônima, sem divulgação, pois não queriam ser confundidos ou taxados de ‘eles querem é aparecer’.

Atualmente Os Voluntários é formado por 29 casais, onde homens e mulheres têm participação igual nas decisões e nas ações.


A primeira ação

Após esta definição surgiu, por acaso, a primeira ação, que foi ajudar a assar e servir carne em um encontro de idosos no Centro de Eventos. “Pediram para uma pessoa do grupo ajudar e ver se poderia ‘arrumar’ mais pessoas para ajudar. “Aí lembrei que a gente tinha pensado em ajudar em qualquer situação. Todos aceitaram e ainda conseguimos mais gente que não fazia parte do nosso grupo de amigos. Fomos, deu tudo certo e a partir daí oficializamos a existência do grupo Os Voluntários”.


Regras

Com a oficialização do Grupo Os Voluntários e algumas ações realizadas, foram ‘criadas’ algumas regras, como por exemplo:

- O grupo não tem um presidente, uma diretoria - atualmente, no caso de doações, por exemplo, Nilo Finkler e Adão de Moura são as pessoas que coordenam as ações, sendo que Nilo faz as anotações de tudo que é recebido e como foi gasto.  

- Tudo é feito de forma informal;

- A amizade e a confiança devem prevalecer em todas as ações;

- Nenhuma ação é definida e realizada sem o conhecimento de todos;

- Antes de confirmar a realização de algum trabalho ou ação, é necessário ter confirmada a participação de um número mínimo de pessoas para realiza-la.

- Outro item importante, no caso de apoio a pessoas e ou famílias necessitadas, tudo é checado, verificado se realmente precisam de apoio ou ajuda, seja ela qual for.

- Os Voluntários não tem relação nenhuma com credo religioso, política partidária, foi criado somente para ajudar, apoiar ações em prol de todos.



Mais ações

No início, as principais ações eram mais voltadas a ajudar as escolas e igrejas em eventos. Também fizeram pequenos eventos beneficentes, como galinhadas - convidavam as pessoas e solicitavam uma pequena ajuda, sendo que a arrecadação conseguida era revertida, por exemplo, para a compra de remédios, móveis, enfim o que era solicitado por alguém e, quando necessário, o valor era complementado através de uma ‘vaquinha’ entre todos. 

Com o passar do tempo, algumas ações acabaram tendo mais visibilidade, como a construção de uma casa em Portão Ocoí, reforma do cemitério de Linha São Silvestre, entre outras.

Nilo conta que certo dia uma pessoa (que continua anônima, inclusive para o grupo, apenas prestou contas ao doador) o procurou e lhe entregou R$ 5 mil. “Informei o grupo sobre o assunto para que juntos definíssemos como empregar o dinheiro. Depois de discutida a questão, optamos por reverter em remédios, alimentos, roupas e calçados para pessoas que realmente necessitavam”.

No período mais crítico da pandemia o grupo não se reuniu e as ações despencaram, mas como forma de apoio, Os Voluntários doaram 12 botijões de oxigênio ao Hospital Nossa Senhora de Fátima.


Festa dos Navegantes

Em 2019, de forma anônima, ‘como se fosse um amigo convidando outro para ajudar, Os Voluntários foram os responsáveis por preparar a carne, assar e servir as mesas na Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

Em 2020, a tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes estava praticamente cancelada, pelo menos até o dia 12 de janeiro, 40 dias antes da sua realização. Foi quando Os Voluntários se reuniram e decidiram assumir a realização. “Tínhamos como um dos objetivos encontrar uma forma de ajudar a Uopeccan (Hospital do Câncer de Cascavel), então definimos que o lucro seria integralmente repassado para o hospital, até porque várias missalenses precisam ou precisaram ser tratadas na Uopeccan, e esse apoio foi uma forma de retribuição”, lembra Adão de Moura, acrescentando que também não queriam que esta festa tradicional deixasse de ser realizada. O valor (lucro da festa) repassado para Uopeccan foi de R$ 27 mil.


2022

Quanto a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de 2022, Os Voluntários ‘estão se movimentando’, mas nada foi definido ou é definitivo neste momento, até porque a pandemia ainda não acabou, mas se tudo der certo, é muito provável que o Grupo assumirá novamente a festa.


Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp