Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

42 ºC: Calor e tempo seco predominam em Missal até final de semana

Postada em: 20/09/2021 Atualizada em: 20/09/2021 17:15:46 Número de visualizações 1514 visualizações
LinkedIn whatsapp
42 ºC: Calor e tempo seco predominam em Missal até final de semana

Algumas cidades do Paraná registraram temperaturas próximas aos 40ºC, nesta segunda-feira (20). As regiões norte, noroeste e oeste do estado são as que devem ter as temperaturas mais altas, segundo previsão do Simepar.

O calor intenso deve permanecer em todo o estado amanhã, terça-feira (21). O meteorologista Fernando Mendes explica que as temperaturas serão influenciadas por uma massa de ar que está se aquecendo.



"Temos uma condição de que algumas frentes frias vão sair pelo oceano na altura do Rio Grande do Sul. Não há, portanto, uma situação de instabilidade prevista de forma mais significativa na sequência dessa semana", explicou.

Perto das 8h desta segunda, algumas cidades já registravam altas temperaturas. Em Medianeira, por exemplo, os termômetros marcavam 30ºC, em Missal próximo as 14h os termômetros marcavam 42ºC.

Para os próximos cinco dias, a princípio, só há previsão de chuva para a faixa leste e litorânea do Paraná, segundo o Simepar.



A falta de chuvas e a secura que devem predominar até o final de semana  reforçam o alerta: o clima requer cuidados extras, não apenas para reduzir o desconforto, mas para evitar problemas de saúde.

A recomendação vale, especialmente, para pessoas mais suscetíveis aos efeitos da desagradável associação entre calor e baixa umidade relativa do ar. São os casos de crianças nos primeiros anos de vida, idosos, portadores de doenças crônicas, obesos, acamados e trabalhadores que se expõem ao sol ou a altas temperaturas.

Roupas frescas, hidratação constante, de preferência com água e sucos, e refeições leves, baseadas em alimentos que não se alteram tanto no tempo quente, como pães e frutas, são algumas das providências que devem ser tomadas.

Também é fundamental manter em dia a manutenção de equipamentos que diminuem o sufoco, como os aparelhos de ar-condicionado, umidificadores e ventiladores. O ideal é limpá-los e desinfetá-los regularmente, ao menos três vezes ao ano. 

Fazer exercícios em horários com maior incidência de radiação ultravioleta do sol, das 11h às 17h, também é desaconselhável, ao contrário do uso constante de protetores solares, chapéus e óculos escuros com proteção UVA e UVB.Outra advertência importante é quanto à imprudência de muita gente que busca refrescar-se em locais perigosos, como cachoeiras, rios e lagoas.

Fonte: Portal Missal com Simepar

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp