Sicredi 2024
Lista Telefônica
Imagem de telefone

‘Nós vencemos a covid-19’: Elso e Mari

Postada em: 19/04/2021 Atualizada em: 19/04/2021 19:05:45 Número de visualizações 2154 visualizações
LinkedIn whatsapp
‘Nós vencemos a covid-19’: Elso e Mari

A entrevista de hoje (19/4), da série que estamos publicando com pessoas que contraíram a covid-19, e venceram após internamento hospitalar, o casal missalense Elso e Mari.


Casal Elso e Mari

Elso Boartetto, 58 anos, é engenheiro agrônomo; Marilene Philippsen, 54 anos, funcionária pública. O casal mora na cidade de Missal.


Sintomas

Elso teve os primeiros sintomas no dia 18 de março. “Comecei a sentir cansaço, dor no corpo e, no dia 20, fiz o teste rápido que confirmou que estava com a covid-19. No mesmo dia fui consultar no Hospital Nossa Senhora de Fátima e o médico me receitou os medicamentos para fazer o tratamento em casa”.

Mari suspeitou que também estava infectada pelo vírus e fez o teste, que somente saiu na terça-feira. “Mesmo assim iniciei o tratamento junto com o Elso. O resultado foi positivo”.

Tudo ‘normal’, o casal continuou com o tratamento em casa durante a semana, até a sexta-feira, quando iniciaram sintomas respiratórios e um pouco de febre.


Internamento

Assim foi até o domingo, quando Elso foi ao hospital e o médico decidiu pelo internamento devido a baixa oxigenação no sangue.

Dois dias depois Mari também foi internada. 

Na sequencia Elso e Mari fizeram exame mais detalhado em Medianeira que mostrou que 25% do pulmão de Elso estava afetado, e o de Mari 50%. “Por vários dias precisamos de oxigênio, mas como já estávamos internados, correu tudo bem e tivemos alta no dia da Páscoa (4 de abril)”.


A covid-19

Elso afirma que não tem ideia de onde e como contraiu o vírus, mas acredita que ele tenha passado para a esposa. “Não consegui chegar a uma conclusão, pois sempre tomei todos os cuidados há mais de um ano, até porque sou hipertenso. Alguma coisa falhou, mas não sei o que”. 


Atendimento do hospital

O casal destaca que “fomos muito bem atendidos pela equipe do Hospital Nossa Senhora de Fátima de Missal. Ressaltamos que a equipe é muito atenciosa, nunca faltou nada, mas tem que ir logo, se for tarde não adiantará, pois os medicamentos não fazem milagre”.

“Ser atendido por pessoas daqui de Missal, médicos que conhecemos, acreditamos que também ajuda no tratamento”, afirma o casal 


Alerta

“Sempre tive medo de contrair a covid-19, pois sou hipertenso e me cuidei muito. Na primeira semana com o vírus, achei que os sintomas seriam apenas leves e iria passar como acontece com a maioria das pessoas, mas na sexta-feira em que os sintomas se agravaram levei um susto muito grande, e descobri que a doença é muito mais grave que se imagina, pelo menos para uma parte da população”, afirma Elso.

Outro alerta que Elso e Mari fazem é que “quem sentir que os sintomas estão piorando, não deve perder tempo, que procure um médico imediatamente, pois quanto antes fizer isso maiores serão as chances de vencer a doença”. (Da Redação – www.portalmissal.com.br)


 


Fonte: Redação Portal Missal / Foto: Elso e Mari com parte da equipe do Hospital Nossa Senhora de Fátima

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp