Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Vereadores aprovam lei que proíbe cachorro de latir em Santa Catarina

Postada em: 28/08/2020 Atualizada em: 28/08/2020 15:03:53 Número de visualizações 1582 visualizações
LinkedIn whatsapp
Vereadores aprovam lei que proíbe cachorro de latir em Santa Catarina

Um projeto de lei aprovado por unanimidade, na Câmara de Vereadores de Penha (SC), estabelece multa de R$ 23 mil para donos de animais “barulhentos”.


A lei considera infração “provocar ou não impedir barulho de animal”. Na prática, pode-se dizer que os cachorros ficam proibidos de latir. ?

A proposta foi apresentada pelo vereador Everaldo Dal Posso (PL), e recebeu parecer favorável da procuradoria jurídica do Legislativo. Também ganhou aval da Comissão de Constituição, Justiça e Redação antes de ir a plenário. 

?Aparentemente, ninguém questionou como seriam estabelecidos os limites para o latido, ou como o dono deveria impedir que o animal fizesse barulho. Esse tipo de medida, via de regra, descamba para os maus tratos. A lei fala em perturbação do sossego e também penaliza “gritaria e algazarra”, “profissão ruidosa” ou abuso de “instrumentos sonoros ou sinais acústicos”, como alarmes, por exemplo. E estabelece a mesma multa, de R$ 23 mil, para os infratores. 

?A aprovação, no dia 17 de agosto, causou polêmica em Penha. Diante disso, alguns vereadores disseram, nos bastidores, que só votaram a favor do projeto porque não leram direito do que se tratava. O que torna a explicação tão ruim quanto a proposta.

Como o Legislativo é coisa séria, não dava mais para voltar atrás – e o projeto seguiu para sanção do prefeito Aquiles da Costa (MDB), que vetou a ideia. Ele barrou a lei porque ela tem vício de origem, ou seja, é um tipo de regra que não pode ser iniciativa do Legislativo. Só o Executivo poderia propor algo assim.

O veto seguiu nesta quarta-feira (26) para a Câmara, e deve ser lido em plenário na próxima sessão, segunda-feira. A expectativa é que o veto seja mantido pelos vereadores.

Fonte: Por Cris Loose (https://crisloosecompartilha.com) - (Foto: Pixabay)

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp