Sicredi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

HMCC repassa cinco respiradores ao hospital municipal de Foz outros 12 foram doados pelo Ministério

Postada em: 10/07/2020 Atualizada em: 10/07/2020 15:26:58 Número de visualizações 1113 visualizações
LinkedIn whatsapp
HMCC repassa cinco respiradores ao hospital municipal de Foz outros 12  foram doados pelo Ministério

HMCC repassa cinco respiradores ao hospital municipal de Foz. Outros 12  foram doados pelo Ministério da Saúde

               

Desde o início da pandemia, o hospital mantido pela usina repassou ao município dez desses equipamentos. Com o reforço do governo federal, são 22  no total.

A  Fundação  Itaiguapy,  que  administra  o  Hospital  Ministro Costa Cavalcanti  (HMCC),  repassou  cinco respiradores para o Hospital Municipal Padre  Germano Lauck (HMPGL), de Foz do Iguaçu, na última quinta-feira (9). Os equipamentos foram adquiridos com recursos da Itaipu Binacional.


Eles  se  somam a outros cinco respiradores, além de 15 monitores, 15 camas  hospitalares  e  insumos  como máscaras, luvas e medicamentos doados pela  usina  de  Itaipu  ao  município.  Foz recebeu nesta semana outros 12 respiradores  enviados  pelo  Ministério da Saúde.  O total de respiradores doados pela usina e pelo governo federal chega a 22.


“Esse  esforço  conjunto  no  combate  à  covid-19 na região Oeste do Paraná  demonstra  o  carinho  e  a  preocupação  do  governo  federal e do diretor-geral  de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, no enfrentamento da doença”,  diz  o  coordenador  do  Grupo Estratégico da Covid-19 da Itaipu, coronel Aureo Ferreira.


Desde  o início da pandemia, a usina adotou uma série de medidas e já investiu  mais  de  R$  23  milhões no enfrentamento ao novo coronavírus em diferentes  frentes.  Desse  total,  R$  15 milhões foram investidos para a reestruturação  do  Hospital Ministro Costa Cavalcanti e também para ajudar Foz do Iguaçu e municípios vizinhos no combate à doença.


Respirador

Considerado  essencial para garantir a sobrevivência de pacientes com quadros  severos da covid-19, o equipamento auxilia os doentes com falta de ar  a obter oxigênio para os pulmões e liberar o dióxido de carbono. Dos 12 enviados  pelo Ministério da Saúde, dez estão sendo usados na UTI e dois na Unidade  Móvel  de  Saúde.  “As  parcerias e doações garantem uma estrutura melhor   dos  serviços  de  saúde.  Os  maiores  beneficiários  são  nossos pacientes”, agradeceu o diretor do HMPGL, Sérgio Fabriz.


Para  o  diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa, esta doação reforça  o  trabalho  da  força-tarefa  que  o  Costa  Cavalcanti, Itaipu e município   estabeleceram   para  vencer  a  pandemia.  “Essas  iniciativas demonstram  que estamos unidos numa ampla rede de solidariedade e com único objetivo: o de salvar vidas.”



Estrutura adequada

Hoje,  Foz  do  Iguaçu  conta  com  uma estrutura para atendimento da doença   muito  superior  a  de  outros  municípios,  proporcionalmente.  A estrutura montada especialmente para a covid-19 no município é composta por 45  leitos  de  UTI,  30  deles no Hospital Municipal Padre Germano Lauck e outros  15  no  Hospital  Ministro  Costa  Cavalcanti, além de 62 leitos de enfermaria  nos dois hospitais. O município também está construindo mais 22 leitos que poderão ser utilizados como semi-intensivo ou de UTI no HMPGL.




A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional  é  líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido,  desde  1984,  2,7 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia  retomou  o  recorde  mundial  anual de geração de energia, com a marca  de  103.098.366 MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de  aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.


Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp