Cresol
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Município de Missal recebe da Funasa projeto de implantação da Rede de Esgoto

Postada em: 05/12/2019 Atualizada em: 05/12/2019 18:37:15 Número de visualizações 1897 visualizações
LinkedIn whatsapp
Município de Missal recebe da Funasa projeto de implantação da Rede de Esgoto

Um passo importante para concretizar um anseio da Administração e da população com Saneamento Básico


O Prefeito de Missal, Eduardo Staudt, está em Curitiba onde recebeu das mãos do presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Ronaldo Nogueira Oliveira, o Projeto Arquitetônico de implantação da rede de esgoto da área urbana do município. Os trâmites iniciaram ainda no ano de 2010 com as primeiras investidas, ainda no governo do Prefeito Adilto Luis Ferrari. No ano de 2012, foi iniciada a elaboração de projetos de Sistema de Esgotamento Sanitário, assinado em 05 de agosto de 2013, no segundo mandato do prefeito Ferrari.

Foram várias tratativas após isso, com idas e vindas dos prefeitos, Ferrari, e em seguida do prefeito Hilário Jacó Willers, o Maneco (in memorian). O objetivo sempre foi viabilizar e ter o referido projeto em mãos, para então concretizar a tão esperada rede de esgoto em Missal. O município fez a sua parte, com a viabilização do terreno para a construção de uma estação de tratamento, mas para efetivar isso, o primeiro passo era ter o projeto em mãos.

O Prefeito Eduardo, inclusive esteve reunido no dia 11 de novembro de 2019, com o Superintendente Estadual da Funasa, Robson Gonçalves Sanches, onde cobrou agilidade no andamento do processo, pois se trata de um projeto de suma importância para a população e para qualidade de vida do município. “A rede de Esgoto é uma necessidade e, sobretudo, é uma questão de saúde pública”, pontua Eduardo.

Com o projeto entregue, o município poderá iniciar o trabalho para viabilizar recursos e buscar parcerias, seja com Estado, com a União, para a execução do mesmo. “Agradeço ao ex-prefeito Ferrari que iniciou as tratativas com a Funasa, e ao falecido prefeito Maneco, que deu continuidade no andamento do processo, os dois sempre cobrando para que fosse agilizada a aprovação, e agora vamos nos esforçar ao máximo para concretizar essa tão sonhada obra”, garante Eduardo.

É importante frisar que o município só poderia buscar parcerias para viabilizar recursos, após a entrega do projeto. Portanto, sem o projeto, elaborado pela empresa Sanetech Engenharia com recursos da Funasa, não havia possibilidade disso se concretizar. Com o projeto, ainda restam etapas importantes, pois o custo do investimento é considerado alto, e dadas as condições financeiras do município, será necessário observar atentamente os trâmites, buscando sempre respeitar as normas vigentes, bem como a legislação e orçamento.

“Estamos muito felizes e satisfeitos, apesar de ainda faltarem várias etapas, esse é um passo importante que o município dá para concretizar esse anseio antigo da população”, destaca o prefeito Eduardo. “Agradecemos ainda a compreensão da nossa população, que nos cobra e com razão, mas que verificam que o município está se esforçando na busca da implantação da rede de esgoto em Missal”, finaliza.


Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp