Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Não existe idade para ensinar e nem para aprender

Postada em: 30/09/2019 Atualizada em: 30/09/2019 10:16:21 Número de visualizações 2152 visualizações
LinkedIn whatsapp
Não existe idade para ensinar e nem para aprender

Maria Luiza tem 10 anos (vai completar 11 neste mês de setembro) e Jacinto tem 91 (completará 92 em novembro), em comum, a amizade das famílias e um item que chama a atenção: Maria é a ‘professora’ do vô Jacinto - é isso mesmo.

Há quase um ano (em novembro de 2018), Maria iniciou a alfabetização do vô Jacinto, “que aprende rápido”, afirma a professora. “Muito interessado em aprender, em pouco tempo ele já conhece o alfabeto, escreve seu nome e lê palavras mais simples”.

Com muita lucidez e bom de prosa, o vô Jacinto durante ‘as férias’ teve que fazer as tarefas passadas pela professora. “Sou bom aluno”, garante o aluno olhando para a professora que concorda com ele. “Fiz tudo que tinha que fazer”, e destaca que “já sei escrever meu nome, só que as vezes ‘ele’ sai fora da linha”.

Com as aulas retomadas na semana passada, sempre no final da tarde, vô Jacinto espera em breve estar craque na leitura. “Sempre fui bom em fazer contas, de cabeça mesmo, mas ler não consegui aprender. Não pude ir na aula quando criança, e só fiz 30 horas de aula (antigo Mobral) uns anos atrás. Agora vou aprender, pois sempre quis ler ‘as coisas’ que vejo escritas”.

Maria ressalta que o vô Jacinto tem evolução rápida. “Ele quer aprender, presta atenção, por isso consegue entender e memorizar o que fazemos”. 

As aulas são na casa do vô Jacinto (ele mora com a filha Beti desde que a esposa faleceu), em Portão Ocoí, distrito em que Maria também reside.


Maria

Maria Luiza Spanholi, cursa a 6ª série na Escola Estadual Aurélio Piloto. É filha de Adriano e Josiane.


Jacinto

Jacinto de Borba é natural de Santa Cruz do Sul - RS e veio para o Paraná há 56 anos, sendo que destes, 47 anos em Missal (Linha Santa Catarina/Portão Ocoí).



Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp